Arcebispo, padres e autoridades lamentam morte do papa Francisco em Juiz de Fora: 'Envio-lhe, caro irmão, a bênção '
21/04/2025
(Foto: Reprodução) Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, desta segunda-feira (21). Missa em homenagem ao pontífice foi realizada nesta manhã. Papa Francisco morre aos 88 anos
Vaticano
O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, líderes religiosos e autoridades políticas lamentaram a morte do papa Francisco na manhã desta segunda-feira (21). O pontífice se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ficar internado por cerca de 40 dias.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo Vaticano. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Uma missa especial em homenagem a Francisco foi celebrada nesta manhã por Dom Gil Antônio Moreira. A próxima celebração em memória ao papa está prevista para a próxima quarta-feira (24), às 19h, na Catedral Metropolitana.
"Acabei de saber da infausta notícia do falecimento de nosso amado Papa Francisco. Unidos com todo o mundo católico, e a todos que amam a Deus, rezemos iluminados pela luz da Páscoa, a ressurreição de Cristo, a vida que vence a morte. Envio-lhe, caro irmão, a bênção ", informou Dom Gil Antônio Moreira da Arcebispo metropolitano de Juiz de Fora
LEIA TAMBÉM:
Papa Francisco ganha obra sacra produzida por escultor mineiro de presente
'Pastor com cheiro de ovelha', Papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT) também lamentou a morte do papa nas redes sociais.
“Minha tristeza pela perda de uma liderança mundial luminosa em tempos sombrios. O Papa Francisco guiou a Igreja Católica numa direção mais humana na última década, aproximando-a mais das pessoas. Desejo que nosso querido Hermano nos abençoe do Céu. Descanse em paz, Francisco”.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Zé Márcio Garotinho (PDT) lembrou de Francisco como um não apenas um pontífice, mas um pastor que tocou os corações do mundo inteiro.
“Que Deus o receba na infinita misericórdia que ele tanto nos ensinou, e que o legado do Papa Francisco continue a inspirar gerações e que Deus o recompense por tudo o que fez pela Igreja e pela humanidade. Obrigado, Papa Francisco! A nossa eterna gratidão.”, citou o parlamentar.
'Pai de bilhões de pessoas católicas'
Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, missa morte do Papa Francisco 21-04
Gabriel Landim/TV Integração
Em entrevista a TV Integração, o Dom Gil Antônio Moreira comentou os últimos momentos vividos pelo papa e último encontro que teve com ele, em outubro de 2022, durante uma visita que os bispos fazem a cada 5 anos.
"O papa é como o pai de dois bilhões de pessoas católicas, de tantos que amam a Cristo. A gente sente o momento da partida, mas ao mesmo tempo uma grande alegria espiritual no coração de ver quem foi o papa Francisco e o trabalho que ele fez não só pela Igreja, mas pela humanidade. E também a alegria espiritual de ver o momento em que Deus escolheu pra chamá-lo. Ele viveu a sua quaresma com tanta intensidade no hospital e a Semana Santa em casa. Não pôde presidir muitas coisas, mas participou de tudo. E ontem deu a benção pra cidade, pro mundo, e agora de manhã, a oitava da Páscoa, o Pai o chama para a sua casa".
O pároco no Bairro Poço Rico, padre Pierre Maurício, também comentou sobre o legado de humildade, amor e coragem deixado pelo papa Francisco.
“Esse papa que entra para a história e deixa um legado muito significativo na igreja. Ele nos ensina que o pastor deve ter cheiro da ovelha, ele que abre diálogos, que revela uma igreja mais humilde, mais povo de Deus, então deixa para nós esse bonito legado. O seu nome é muito significativo: Francisco significa o cuidado com os esquecidos, cuidado com os excluídos. Papa francisco deixa a igreja e entra para a história que como aquele papa que buscou a cada dia cuidar sempre mais dos esquecidos”.
Um dos últimos juiz-foranos a encontrar com o papa
O padre Emerson de Assis Braz foi um dos últimos juiz-foranos a se encontrar com o papa, segundo a Arquidiocese. Atualmente, ele está em Roma, na Itália, onde faz mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Padre Emerson de Assis Braz, foi um dos últimos juiz-foranos a se encontrar com o papa
Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação
Ao g1 ele explicou que recebeu a notícia do falecimento do pontífice enquanto celebrava a Santa Missa, realizada na segunda-feira do anjo.
"Recebi a notícia com muita emoção, porque o papo Francisco marcou significativamente a minha vida, o meu ministério. Eu pude encontrar com ele duas vezes estudando aqui em Roma, na Itália, e todas as duas vezes foram momentos marcados com muita emoção. Nas duas vezes pude dizer ao papa Francisco: 'obrigado pelo seu pontificado, obrigado pela sua humanidade, obrigado porque como pastor zeloso conduziu a igreja esse tempo e se pudesse dizer alguma coisa pra ele de novo, diria obrigado", disse o padre.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes